Total de visualizações de página

20 abril 2012

Momotarou : O corajoso menino do pêssego



A história do menino que foi enviado pelos deuses em pêssego gigante como filho para um casal de velinhos data da era Edo japonesa. Momotaro é um conto infantil que, como a maioria dos contos japoneses, fala de valores como coragem, bondade e a vitoria do bem sobre o mal.
            Na maioria das versões da história Momotaro parte em uma jornada para derrotar Ogros (Oni no original japonês). No caminho se juntam a ele um cão, um macaco e um faisão, após serem presenteados por ele com bolinhos de milho (kibidango) feitos por sua mãe. Existem versões alternativas em que outros animais juntam-se a Momotaro e até uma mais estranha (digamos, adulta) em que os pais de Momotaro não o recebem de presente num pêssego, mas sim, ao comer a fruta, rejuvenescem e o concebem. 


A história é tão famosa entre as crianças que tem até musiquinha:







Vocês podem encontrar uma versão muito boa neste site
 Achei também uma versão que ao invés de ogros, Momotaro e sua trupe lutam contra um Monstro!

E não podia faltar um videozinho, né?(Boa sorte, está em japonês, mas é uma graça)






Essa história possui uma grande influência no Japão, sendo que o nome Momotaro é encontrado em várias grifes, restaurantes e até numa marca de kibidango!
É claro que eu não podia ficar sem escrever a minha versão da história! Eu espero que gostem, é claro que dei aquela enfeitada básica(o que seriam dos textos da Mari sem uma enfeitada?)













Rio a baixo um pêssego gigante deslizava por entre os vários lírios e gansos. O macaco curioso tentou persegui-lo, mas, guloso demais,  distraiu-se pensando em seu doce e apoiou-se num galho fraco demais. Caiu entre os gansos e nada mais pôde fazer além de acompanhá-lo sumir pela água.
                O cão que bebia água parou para acompanhá-lo com os olhos, bastante intrigado.
                Um faisão de plumas cheias sobrevoou o pêssego até um galho próximo e o observou passar.
                Na margem mais longe do rio, a velha esposa do lenhador lavava as roupas, pensando em sua solidão do marido. No filho que não haviam tido. Quando viu flutuando o maior pêssego que havia visto na vida!
                Com uma vareta puxou-o para a margem e correu para mostrá-lo ao marido em sua casinha. Chegando lá o velinho surpreendeu-se com aquele belo e cheiroso pêssego gigante e correu para cortá-lo. E do pêssego surgiu uma voz desesperada.
-Não me cortem! Não me cortem por favor!
                E qual foi a surpresa do casal quando um belo menino saiu de dentro do pêssego!
-Não precisam se assustar. –disse a criança. –Foi Deus que mandou a mim para ser seu filho.
                O lenhador e sua esposa logo se alegraram e tomaram a criança do pêssego como filho. Chamaram-no de Momotaro, o menino do pêssego.

                Momotaro cresceu na vila com as crianças muito saudável e feliz. Era excelente em tudo o que fazia. O mais rápido. O mais ágil. O mais forte. E era também um menino muito gentil, sempre ajudando a todos com humildade e perseverança.
                Mas havia algo que deixava Momotaro inflado de raiva!
                Todos os anos,na época da colheita, uma gangue de ogros invadia a vila e roubava grande parte dos bens dos moradores, e ainda causava arruaça, deixando para trás casas destruídas e pessoas machucadas.
                Então, quando Momotaro completou 15 e se tornou capaz de carregar 10 toras de árvore com facilidade, pôs-se em frente a seus pais e disse:
-Pais amados, sou muito agradecido por todo amor que me deram em todo esse tempo que me acolheram. Então, agora que sou crescido e forte, preciso fazer algo pela vila em agradecimento. Partirei para Ilha dos Ogros (Onigashima) e trarei de volta nossos pertences!
                O lenhador e sua esposa  ficaram muito apreensivos, mas também orgulhosos pela coragem de seu amado Momotaro. A velha senhora costurou-lhe uma bela veste de samurai. O lenhador deu a Momotaro seu melhor machado e uma espada de sua juventude.
                Antes que o menino partisse, os pais deram-lhe de presente bolinhos de milho (kibidango), os melhores do Japão, para que não lhe faltasse força em sua jornada.
                E com sua coragem o menino do pêssego partiu em sua jornada, sempre guiado pelas margens do rio, para a Ilha dos Ogros.
                Em parte do caminho andado, Momotaro deparou-se com um cachorro velho que, com um salto, atacou-o ferozmente. Momotaro se defendeu com a espada e, por muito pouco, não feriram um ao outro gravemente.
-Por que me atacou senhor cão? –perguntou Momotaro.
-Momotaro-san, Momotaro-san, Desculpe, eu estou faminto. Quando era mais jovem vivia na parte de cima do rio. Me banqueteava com os melhores gansos. Agora que sou velho, as raposas e os lobos, que nunca haviam sido páreos para mim, me expulsaram de minha casa. Agora vivo de restos e ratos. São kibidangos que carrega nessa bolsa?
                O bondoso Momotaro deu-lhe um de seus kibidango para comer e, logo, o velho cão se sentiu forte e muito agradecido. Quando o menino contou-lhe sobre sua jornada, o cão logo ofereceu-se para ir junto.
-Sou um cão velho, mas ainda tenho meus dentes e minhas garras. Enquanto eu estiver com você, ogro nenhum irá feri-lo.
                E, contente por ter um novo amigo, Momotaro agradeceu.

                Mais a frente em seu caminho, Momotaro e o cão depararam-se com um macaco travesso que, do alto de um galho, atirou-lhes pedras e galhos.
-Por que está fazendo isso, senhor macaco? –perguntou Momotaro.
-Momotaro-san, Momotaro-san. Confundi-os com os homens e cães que vem caçar da minha espécie. Mal consigo sair de meus galhos para comer. São kibidangos que carrega nessa bolsa?
                Momotaro explicou ao macaco sobre sua jornada e deu-lhe um dos kibidangos de sua bolsa. E ele gostou tanto que pulou de galho em galho, tão agradecido, oferecendo-se para acompanhá-los na jornada.
-Sou um macaco ágil e esperto. Enquanto eu estiver com você, ogro algum vai enganá-lo.
                Feliz, Momotaro agradeceu e, juntos, seguiram viagem.

                Quando estavam próximos ao mar, um enorme faisão sobrevoou-os e começou a atacar Momotaro, o cão e o macaco com bicadas ferozes. Nervosos, os animais começaram a brigar.
                Momotaro usou sua trouxa para prender o faisão e salvar seus amigos.
-Momotaro-san, Momotaro-san, por favor, me solte. Confundi-os com os ogros que aprisionam a minha espécie. Mal posso sair de meu ninho para comer. São kibidangos que carrega nessa bolsa?
                Momotaro explicou ao faisão sobre seus planos de chegar a Ilha dos Ogros e deu-lhe um dos kibidango. O faisão deu piruetas no ar de tanta felicidade.
-Eu os guiarei até lá! Enquanto estiver com você, nem um exército de ogros poderá derrotá-lo.
                E o faisão guiou-os pelo mar em direção à ilha.

                Ao chegarem lá, depararam-se com um imenso castelo vigiado por centenas de ogros que pareciam todos bêbados e ferozes, cheios de chifres.
                O faisão sobrevoou o castelo e voltou para contar a Momotaro que o chefe do bando estava no centro do castelo, rodeado dos tesouros roubados.
-Mas eles são tantos! Como vamos derrotá-los? –pergontou o macaco.
                Momotaro puxou sua espada bravamente.
-Enquanto eu estiver com Momotaro –disse o faisão. –nem um exercito de ogros será capaz de derrotá-lo.
                E o faisão reuniu suas melhores aves para atacar o castelo. Os ogros tentavam acertá-las com suas clavas, mas os ágeis animais desviavam-se e os bicavam ainda mais forte.
                Enquanto eles se distraiam, o macaco saltou para abrir os portões e Momotaro e o cão correram para juntarem-se a batalha.
                Um ogro desonesto tentou prender Momotaro numa rede, mas o macaco atirou-se na frente e foi capturado em seu lugar.
-Enquanto eu estiver com Momotaro –disse, rasgando a rede com suas unhas. –Nenhum ogro lhe enganará!
                E o macaco atacou o ogro com valentia!
                Momotaro e o cão seguiam em direção aos ogros quando um batalhão atirou-se sobre os dois com suas clavas. Momotaro partiu várias com sua espada, mas mais e mais ogros se juntavam a batalha.
                Fiel, o poderoso cão latiu alto e abriu o cerco a dentadas. Os ogros ficaram com tanto medo que fugiram só de ouvi-lo rosnar.
-Enquanto eu estiver com Momotaro, nenhum ogro lhe machucará!
                O rei covarde tentou fugir, mas, com seu machado, o forte Momotaro derrubou sobre ele uma pesada coluna e rendeu-o com sua espada.
-Ogro cruel! Por muitos anos vocês atacaram minha vila e roubaram nossos bens preciosos. Mas isso nunca mais acontecerá, pois eu e meus amigos estaremos de olho em vocês!
                Temerosos com o poder dos heróis, os ogros renderam-se e prometeram nunca mais fazer maldades para a vila de Momotaro e devolver todos os tesouros que haviam roubado, além de libertar o povo do faisão.
                No retorno de sua viagem Momotaro e seus amigos passaram em várias vilas, devolvendo os tesouros roubados a seus respectivos donos. Em sua vila, foi recebido com festa por seus pais orgulhosos.
                Momotaro cresceu e se tornou um grande samurai e com seus amigos cão, macaco e faisão, viajou pelo mundo vivendo muitas aventuras.
-Fim-

Obrigada pela leitura e desculpem meus desenhos apressados! Conto com vocês das próximas vezes! Um beijo!

Ref:
Livro:
As histórias preferidas das Crianças Japonesas.Florence Sakade e Yoshisuke Kurosaki Editora:JBC. 2005
Sites:
e wikipédia.


5 comentários:

  1. Adorei! Não conhecia. A cultura japonesa realmente é espetácular. Irei atrás de mais histórias. Ah! E quero mais histórias sua sobre ele rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Adorei seu blog e estou seguindo. Gosto muito de cultura japonesa também e você escreve muito bem ^^
    Caso queira seguir, comecei meu blog hoje. É com textos para maiores de 16 ^^'

    http://amascarasecreta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mary!
    Mas que lenda bacana! Esse lance do Menino-Pessego se formos parar para analisar bem lembra até um pouco da idéia do "filho de Deus" entregue á um casal humano...
    Gostei dos seus desenhos! Tem uma aparência surreal e levemente sombria! E o anime é muito fofinho, pena que tá em japonês rs.
    Ah valeu por curtir a sessã ocosplay! De fato a Luxúria tem que ser feita por mulheres que saibam captar a aura sensual e luxoriosa da personagem. Botar só a roupa não adianta se você não ter sensualidade para tal.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ah dear eu adorei o texto ^^ já conhecia mais ou menos a lenda, e gostei ainda mais lendo sua versão.
    Pra mim a história do Momotaro demonstra que sem amigos de verdade nós não podemos chegar muito longe. Se não fosse pelo faisão, o macaco e o cão ele teria morrido :x

    Viu só? Por isso que eu sempre repito que estarei contigo sempre que precisar ^-^ eu te amo muito!
    Adorei os desenhos também!! Usou outro delineador pra fazê-los? hauahauhaua

    Ainda to de greve no blog u_u só volto quando pedirem qqqq mentira, preciso de inspiração mesmo XD

    Beijinhos e se cuida!!! :*

    ResponderExcluir
  5. Olá, que bacana ter citado o blog o Projeto Momotaro! =]
    Espero que tenha gostado do que está rolando por lá também!

    ResponderExcluir