Total de visualizações de página

03 março 2011

Histórias: Hachiko Monogatari

Continuando na linha de histórias japonesas. Creio que todos conhecem a história de Hachi, principalmente por causa do filme Hachiko's Dog History(Sempre ao seu lado) com Richard Gere. Bom,não vou dizer que eu não gostei desse filme, é muito bonito, mas eu não sou muito fã das adaptações americanas para filmes e histórias japonesas(em se tratando de contos, animes, etc... Dragon Ball me fez querer morrer). Mas... ao invés de ficar citando os defeitos que eu notei no filme, vou elogiar a versão japonesa e indicá-la a vocês:
Hachiko Monogatari é um filme emocionante, abordado de uma maneira doce, mas ao mesmo tempo realista(tão realista que vai cortar o seu corção durante todo filme). O drama é mais intenso do que o americano, algumas cenas são bem mais fortes também.
http://www.youtube.com/watch?v=TRBL9x0k9AQ


Agora, claro, eu não poderia deixar de contar a história com um texto meu:
Num dia de neve forte, uma mãe Akita dá a luz à uma ninhada de dez filhotes.
Chamados segundo seus numeros de nascimento, Hachi, o oitavo da ninhada, era uma promessa de sorte, cão denominado pelo número da sorte.
Dizem que Hachi foi dado de presente à filha do professor Hidesaburou Ueno, mas logo ao primeiro contato de seus pequenos e profundos olhos com o professor, o toque suave de sua lingua num carinho à sua pele, o pequeno cão soube que estava destinado àquele homem. Seria a ele que um dos últimos cães Akita puro do japão dedicaria toda a sua lealdade.
O amor de Hachiko para com seu dono, e claro, do professor Ueno por seu cachorro só poderia ser descrito como o maior exemplo de parceria entre um cão e um homem.
Todas as manhãs, Hachi acompanhava o professor até os portões de embarque da estação de Shibuya,  onde este embarcaria num trem até a universidade onde trabalhava. Despedia-se do amado amigo com um aceno de mão e partia para lecionar. Quando o crepúsculo se fazia no céu, anunciando o retorno de Ueno, Hachi corria pelo caminho de trilhos ao encontro de seu amado dono, a quem recebia com a euforia que só um cão é capaz de fornecer a alguém.
No dia 21 de maio de 1925, como de costume, Hachi compareceu a estação. Esperou durante toda noite, sem saber que nunca mais veria o professor. Naquele dia, em meio a uma reunião com o corpo docente da faculdade, o professor havia sofrido um derrame e faleceu, caindo repentinamente em frente a seus alunos. Hachi nunca mais voltaria aos braços do dono.
Dizem que no dia do velório o cão protestou toda a noite diante da foto do dono, sem entender o motivo de sua partida prematura. O coração de Hachi não seria capaz de entender aquela separação súbita.
Hachi ainda sim teve uma vida longa.
Durante mais nove invernos o cão continuou a aparecer na estação, montando guarda dia e noite, diante do portão de desembarque, à espra de seu dono. Quando as folhas das arvores caiam, seus galhos cobriam-se de neve, floresciam, e tornavam a ser verdes, Hachi estava lá. Aquele cão era praticamente um memorial de despedida, parado ali como uma estatueta decaida de saudades por seu amigo professor.
Então ele morreu.
"Hachiko"


É isso ai gente. Até a próxima.

3 comentários:

  1. >_< quase chorei lendo esse texto twin!
    Eu tenho vontade de ver as duas versões desse filme. Mas sei que assim que ele começar eu já vou estar descabelando de tanto chorar... Sou muito fraca pra filmes que envolvem animais #fato

    O mocinho pode morrer... Mas se o cão morre, eu desabo.

    :] amei o twxto!!

    ResponderExcluir
  2. Assisti a versão americana do filme! Meus olhos se encheram de lágrimas só com o trailer... com o filme então, chorei! =(
    Uma verdadeira história de amizade e lealdade entre homem e animal! *.*
    Quero assistir a versão japonesa tbm! Só não sei se vai ser fácil achar.

    Bjooo, Mari! ;)

    http://literaturaecine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é muito lindo mesmo..mas mais linda é a história real dele.

    Voc~e comentou sobre americanos fazerem adaptações de obras japonesas então... prepare seu suicidio, pois foi confirmado no site Omelete que Hollyhood irá fazer o remake americano de...


    AKIRA.


    Mary, sobre o apoio lá no meu blog, valeeeu!!! Acho que vou dar um stand by definitivo no projeto alternativo por enquanto para então pdoer me dedicar aos artigos do blog que é algo que realmente vale á pena fazer (e ásm inhas fanfics, claro).

    http://www.empadinhafrita.ablogspot.com

    bjs

    ResponderExcluir