Total de visualizações de página

21 fevereiro 2011

Histórias: O coelho da lua

                O folclore japonês atrai muito o meu interesse. Algumas de suas histórias são adaptadas de contos chineses(pelos quais também sou muito apaixonada), mas sua moral é sempre a mesmas: O mal é punido e o bem recompensado, não existe nada maior do que a virtude. Muitos desses contos deixaram marcas profundas em mim, principalmente alguns que li em momentos difíceis para mim.
Eles são voltados as crianças, mas penso que em todas as idades somos capazes de aprender com eles. O camponês trabalhador, dia e noite na lavoura, que nunca reclama de suas condições, pelo contrário, insiste em agradecer aos deuses por suas conquistas, uma criança nascida de um pêssego com espírito guerreiro que é capaz de derrotar vários onis(demônios japoneses com chifres na testa), estatuas que tomam vida para retribuir uma generosidade.
Eu poderia contar muitos dos contos que já li ou ouvi em minha vida, mas vou me limitar a apenas uma nessa postagem. Chama-se “O coelho da lua”. Uma história voltada ao valor da generosidade:
                Sob a noite sólida de uma floresta no Japão antigo, reuniam-se três grandes amigos:  A inteligente raposa, o ágil macaco e o pacífico coelho branco.
                Da lua cheia que reluzia no céu, o Velho da lua os observava, pensando consigo mesmo, qual deles seria o mais virtuoso. Sem delongas, resolveu testá-los, disfarçando-se como mendigo e apresentando-se diante deles:
“Tenho fome”
                Ao ver aquele maltrapilho humano necessitado de ajuda, a raposa teve dó, e correu para o rio. Utilizando-se de sua inteligência, atraiu os peixes com sua cauda e pescou algum deles com os afiados dentes. Deu-os ao mendigo para que matasse sua fome.
                O macaco também querendo ajudar, usou de toda sua agilidade para escalar um caquizeiro, apanhando as mais altas e coradas frutas da árvore. Deu-os ao mendigo para que matasse sua fome.
                O coelho sem ter a agilidade do macaco ou a inteligência da raposa, nada parecia poder fazer pelo mendigo, mas seu generoso coração não lhe permitia que se fosse sem que pudesse ser de alguma ajuda.
“Amigo macaco, pode trazer um pouco de lenha?” perguntou ao amigo. “E você amiga raposa, pode fazer uma fogueira da lenha que ele trouxer?”
                Os amigos o fizeram. Quando as labaredas das chamas começaram a subir ao céu, o coelho atirou-se ao fogo, oferecendo ao velho a carne que saciasse sua fome.
                Espantados com o acontecido, o macaco e a raposa choraram por seu amigo, reconhecendo que o coelho era a criatura mais generosa da floresta.
                O velho maltrapilho foi envolto por uma áurea prateada, voltando a ser o nobre espírito da lua.
“Não se preocupem, seu amigo está bem”
Ao dizer isso, o velho trouxe de volta o espírito do generoso coelho.
“Seu ato foi de muita bondade, provando que é o animal mais generoso da floresta, entretanto não deve fazer mal a si mesmo, ainda que seja pelo bem de outro.”
“Mas o que será agora de nosso amigo?” perguntou a raposa, ao velho.
“Eu o levarei comigo para a lua, e de lá, com toda sua virtude, ele olhará por vocês sempre”
E aconchegando o coelho em sua manta cálida, o Velho subiu aos céus.
Dizem que até hoje o coelho da lua olha por aqueles de corações generosos enquanto se diverte fazendo bolinhos de arroz para enviar a seus amigos que ficaram na terra, a raposa e o macaco.

 Esse é um desenho feito por mim pra ilustrar a história. Meninas não me matem, mas eu usei delineador pra fazer xD

11 comentários:

  1. Mari, amei a história! Quero ler mais contos como esse em breve!! =D
    E o seu desenho ficou lindo. Muito fofo o coelhinho. *.*

    Bjooooo!! ;)

    http://literaturaecine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Muito bonita essa história, eu já a havia lido em algum lugar...outra historia bela mas que não sei se é japonesa, é sobre o Dragão.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que lindo!! Tanto seu desenho qto esse conto! Será que eh dessa lenda que vem a história da Sailor Moon??
    Vc eh mto talentosa, parabens pelo desenho feito com delineador (nem parece!! hahaha)

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  4. Tem selos pra ti no meu blog, Mari. Se quiser, passa lá!

    Bjooo ;)

    http://literaturaecine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Mari, o selo é um elogio!
    Cada pessoa tem um jeito particular de repassar os selos que recebeu. Geralmente, as pessoas criam um post (como eu fiz), e passam os selos adiante de acordo com as regras que possuem.
    Nos selos que presenteei teu blog, vc deve dizer 10 coisas necessárias pra vc e eleger os blogs que te inspiram nesse sentido (coloca o link dos blogs para que outras pessoas possam visualizar tbm). Depois disso, vc avisa para os blogueiros indicados!

    Eu já indiquei teu blog outras vezes. Acho que vc esqueceu de conferir! Olha os posts antigos e passa lá pra pegar os outros selos tbm! =)

    P.S: Conseguiu assistir o filme "O Morro dos Ventos Uivantes"?

    Bjoooo ;)

    http://literaturaecine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Pode usar delineador à vontade para criar coisas tão lindas como esse coelho ^^

    Realmente, a sabedoria japonesa sempre nos ensina coisas tão universais! É sempre um gosto sentirmos essa sabedoria a passar por nós, deixando-nos mais vivos!

    Unforgiven Hugs!
    (SD)

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Amei a história. Parabéns por publicá-la aqui.
    E quanto ao desenha, legal hahaha.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por seguir querida ^^
    Espere que goste do nosso mundo! hihihi
    Eu sempre gosto de coisas originais ;) E usar um delineador não faz mal algum, sempre se pode logo logo comprar outro...rsrsrs
    (Estou seguindo você pelo meu perfil pessoal ^^)

    Unforgiven Hugs!
    (SD)

    ResponderExcluir
  9. Ai twin, quase chorei... Não conheço muitas lendas japonesas... Será que algum dia você poderia contá-las pra mim? *-*
    Amo esse seu desenho *_*~

    ResponderExcluir
  10. essa historia foi citada em os cavaleiros do zodiaco mas no lugar da raposa estava o urso e no lugar do macaco estava a raposa mas de resto é isso mesmo.eu sempre choro quando ouço esta hitoria pois se sacrificar para que outra pessoa viva,não é prova de generosidade,e sim á prova de amor

    ResponderExcluir
  11. essa historia foi citada em os cavaleiros do zodiaco mas no lugar da raposa estava o urso e no lugar do macaco estava a raposa mas de resto é isso mesmo.eu sempre choro quando ouço esta hitoria pois se sacrificar para que outra pessoa viva,não é prova de generosidade,e sim á prova de amor

    ResponderExcluir