Total de visualizações de página

26 maio 2012

Um grito de amor do centro do mundo (Sekai no Chuushin de ai wo)- Koyochi Katayama



Um grito de amor do centro do mundo.-Koyochi Katayama
Olá pessoal, como vão vocês?
Hoje vou falar sobre um livro que li ontem.
                Eu o comprei de presente para a minha avó (de dia das mães kkkk) e ela devorou-o em dois dias, o que eu já achei muito rápido. Mas agora eu entendo, porque li em uma única tarde.
 Chama-se Um grito de amor do centro do mundo (Sekai no chuushin de ai wo, no original). A primeira vez que li sobre ele foi numa dessas ultimas páginas de revista feminina que indica livros e CDs bons de se escutar. Não dei muita bola, mas deixei anotado para caso precisasse encontrar algo bom para ler (o que é meio raro, porque sempre tem gente me indicando e emprestando livro). Até que um dia, passeando pela “Leitura” aqui do shopping Campo Grande encontrei o livro num preço muito bom. Mesmo assim acabei não comprando.
                O dia das mães foi uma ótima oportunidade, porque minha avó adora tanto quanto eu a literatura japonesa e chinesa, ou sobre o Japão e a China. (ou até mais) Então dei de presente para ela. Como ontem fiquei meio doente e não consegui ir a aula, para não ficar sem fazer alguma coisa resolvi ler.
                Eu gosto de procrastinar a leitura por prazer (minha amiga que o diga, ela me deu um comic que eu demorei mais de três meses para ler), porque quando eu leio, normalmente é de uma vez só. E não foi diferente com esse livro.
                Mas chega disso e vamos ao assunto principal.
um-grito-de-amor-no-centro-do-mundo.jpg
                Um grito de amor do centro do mundo conta a história de Sakutarô e Aki, um casal de adolescentes de amor puro e idealizado. Desde o início do livro o leitor já toma conhecimento de que Aki já não está nesse mundo, quando se depara com um Sakutarô melancólico de sentimentos profundos. Para ele, o mundo sem sua amada é, apenas, vazio e sem sentido. A história decorre em lapsos de tempo, entre a viagem de Sakutarô para a Austrália, lugar onde Aki desejou que suas cinzas fossem espalhadas, as belas histórias de sua juventude apaixonada, e o período da doença de Aki.
                Não há perigos muito grandes de “spoiler” quando se fala desse livro, pois, a maioria dos acontecimentos são bastante previsíveis e o que prende mesmo é a maneira suave com que o livro decorre (como eu já notei que acontece na maioria dos livros japoneses que explora esse tema de romances de lágrimas.)
                Posso dizer que se trata, simplesmente de um profundo amor adolescente que é interrompido de súbito por uma tragédia. Então ele é indicado pra quem é como eu e curte as histórias tristes de doramas e mangás japoneses.
                Mas o mais interessante pra mim não foi o livro em si, mas as informações que li sobre ele. Foi nesse livro que um dos mangás mais vendidos do Japão foi baseado. Nada mais nada menos do que Sócrates in Love:
1421501996.01.LZZZZZZZ.jpg
 Eu chorei tanto lendo esse mangá que não sei nem o que comentar sobre ele. É claro que a história do livro é mais desenvolvida, explora mais temas filosóficos, como a bela discussão que Sakutarô tem com seu avô sobre a relevância da morte e a existência ou não de um paraíso. Mas esse mangá merece muitos créditos por colocar num único volume uma história tão bonita.
E mais: Existem duas adaptações do livro, um em filme e outro em dorama.






É claro que eu e minha avó não vamos dispensar passar uma tarde inteira assistindo.
O livro tem todo um quê clichê romântico, então quem não gosta é bom passar longe ou vai me xingar até morrer.
Bom gente, é isso. Espero que, quem goste desse tipo de livro, leia sim, porque vale a pena. Vou encerrar com um dos trechos que mais gostei.

"Cada dia parecia separado do anterior. Para mim,o tempo não transcorria linearmente. O sentimento de que algo tinha continuidade, de que algo se desenvolvia e se transformava , não existia mais para mim. Minha existência se limitava a viver cada segundo, um após o outro. Não havia futuro, nem perspectivas de que houvesse algum. Do passado, restavam inúmeras lembranças que, ao serem recordadas, faziam-me sangrar. E, sangrando, eu repassava essas lembranças. Será que um dia esse sangue derramado se coagularia e se transformaria em uma crosta dura? Será que algum dia, quando as lembranças de Aki viessem à tona, eu não iria sentir mais nada?" - Um grito de amor do centro do mundo; Kyoichi Katayama


Um abraço.

Um comentário:

  1. Oi Mary!
    Ah então é essa obra que deu origem á Sócrates in Love..parece ser mesmo muito bom!
    Manoooo nem me ffale! Eu também não aguento mais ver cosplay de Vocaloid em evento! Virou epidemia que nem gente com capa da Akatsuki..e olha que cosplay de Voclaoid é caro!
    Eu não entendo como isso pode fazer tanto sucesso...ouvi as músicas mas não gostei rs. Na vberdade acho meio bobo, mas não espalha kkk. Entretanto eu achei admirável os cosplays da Miku que postei..a galera se dedicou muito.
    Opa como assim seu top 7 musical causaria polêmicas? XD
    Agora fiquei curiosa para ver!
    bjs

    ResponderExcluir