Total de visualizações de página

10 novembro 2011

Não me abandone jamais(Never ler me go)-Kazuo Ishiguro

Não me abandone jamais (Never let me go) –Kazuo Ishiguro
Editora: CIA DAS LETRAS
Ano de publicação: 2005
                Por que os alunos de Hailsham são tão diferentes? Que segredo se esconde por trás das doações? E qual a necessidade de sempre produzirem as obras de arte, se esforçando ao máximo para que elas vão para a galeria de Madame?Kathy e Tommy sabem que nem tudo lhes foi esclarecido, mas os outros parecem não se preocupar muito. Prestes a encerrar sua carreira como cuidadora, Kathy narra com imensa nostalgia suas recordações de Hailsham, suas amizades, principalmente com Ruth que viria, mais tarde, a se tornar sua rival.
                “Não me abandone jamais” é um livro bastante sutil, logo de inicio é sabida a presença de vários segredos e é possível deduzir do que se trata, mas de uma maneira muito delicada eles começam a vir à tona.
 A história me deixou presa ao máximo, pois a narrativa da acanhada Kathy envolve, repleta de um sentimento incomodo de solidão e amor contido. Não seria revelar um grande segredo dizer que, as “doações” realmente se tratam da doação de órgãos vitais, feitas pelos alunos de Hailsham e muitos outros como eles até que concluam suas curtas vidas. Acompanhamos a história de Kathy, Ruth, sua amiga geniosa com quem tem uma relação de ora harmonia, ora guerra, e Tommy, com quem vive um amor apagado, ate mesmo sem notarem. (O Tommy foi meu personagem favorito... foi difícil desapegar do livro por causa dele D:)
                Kazuo Ishiguro trás um “quê” de ficção cientifica ao livro, mas com certeza seu principal foco são os sentimentos humanos, o abandono, a solidão e principalmente, a sensação de que sempre há algo sendo escondido. Seriam os alunos de Hailsham e outros como eles dignos de possuir uma alma?
Sobre o autor: Kazuo Ishiguro nasceu em Nagasaki, Japão, em 1954 e mudou-se para Inglaterra aos cinco anos.  Define-se como um autor que deseja escrever romances internacionais, tem várias obras publicadas e se eu puder vou lê-las todas (risos)
                É uma indicação que, se vocês seguirem, não vão se arrepender. O livro virou filme também, mas eu indico assistir só depois de ler o livro!!! Mas fica ai o trailer e a música de Judy Bridgewater que inspirou o nome do livro:




Um beijo e até a próxima dica de livros!!!
De sua MALA/AMADA

4 comentários:

  1. Oi, Mari :) Eu já ouvi falar no filme e não fazia a menor idéia que o roteiro era adaptação de um livro.
    Parece ser uma obra com conteúdo psicológico e reflexivo. Como vc mesma disse: sutil.
    Vou colocar na lista.

    E que venham mais dicas! :D

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!
    Adorei sua dica, e nem preciso dizer que fiquei toda louca para ler ele né? LKJLKDJASL
    Já vou começar a pesquisar sobre :D

    Beijos, Kamila
    http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parece o típico livro/filme que você lê, sente nostalgia e até mesmo um peso no coração, e fica refletindo depois. Gosto disso :)

    Vou tentar ler depois *-*
    Beijinhos twin ;*

    http://diamondsforlittlethings.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mary!
    Opa então vc é fã de Angel Sanctuary? Eu não sou viciada mas adoro muito a obra e tenho um grande respeito por ela, especialmente na questão do belíssimo traço. Ainda não tive a oportunidade de ver Conde Cain..fiquei com um pouco de receio porque me pareceu yaoi...
    Agora AS embora tenha alguns ponrtos que não me agradaram (senti falta de Lillith, uma exploração melhor do caso Alexiel/Lúcifer e a presença de Gabriel não como a boboca Jibrille) a trama em si é muito boa!
    bjs!

    ResponderExcluir