Total de visualizações de página

06 novembro 2011

Shisa/Shishima-Protetores das Ilhas de Okinawa.



            Há muito tempo uma pequena aldeia da ilha de Okinawa era atacada por um imenso dragão que vinha todos os dias pelo mar. Certo dia, após um dos ataques, o rei de Okinwa apareceu e entregou a Chiga, um rapaz que morava na aldeia, uma pequena estátua de leão, dizendo-lhe que a colocasse na entrada da aldeia e ela protegeria a todos do dragão. Chiga o fez, colocando a estátua entre a praia e a primeira casa da aldeia, a sua.
            No dia seguinte os aldeões puderam ouvir o som das grandes ondas que se formavam no mar, sinal de que o dragão se aproximava. Sabendo da promessa do rei de que a pequena estátua de Shisa os protegeria, todos correram para as janelas, na esperança de finalmente verem-se salvos da grande intempérie que destruía a aldeia e ceifava vidas.
            O dragão saiu do mar, e ao deparar-se com a pequena estátua a encará-lo com os olhos expressivos e os grandes dentes afiados, sacudiu a cabeça, confuso. A estátua tremeu e todos ouviram um grande som, um rugido sublime, e de dentro dela surgiu um grande leão que atacou o dragão antes que este pudesse causar algum mal a aldeia. Os dois batalharam até sumirem no mar.
            Ao correr para a praia em busca do leão que salvara sua aldeia, tudo o que Chiga encontrou foram a pequena e intacta estátua do Shisa protetor e um calmo mar azul, onde os aldeões puderam voltar a pescar e se banhar sem a preocupação de que um dia o dragão voltasse a lhes aterrorizar.
            Desde então os Shisas são considerados protetores das ilhas de Okinawa.

Também conhecidos como Shishimai, os Shisa são criaturas míticas originalmente chinesas, conhecidas por protegerem os locais onde são colocados (normalmente templos e casas) de maus espíritos. São normalmente encontrados em telhados de casas, para protegerem-nas de desastres naturais, ou em duplas perto da porta ou portão. O macho fica de boca fechada, para segurar a prosperidade, e a fêmea de boca aberta, para atrair bons agouros.
            Os Shisa costumam ser  representados por acrobatas em festivais, normalmente guiados por “domadores” ou lutando contra dragões  em belas apresentações artísticas.
            Os Shisas aparecem em um trecho do filme Mulan (os Unos se disfarçam de Shisa para atacar o imperador) e também no desenho Pucca(apesar de esse ser coreano)
            Eu tenho dois Shisa em casa e um colarzinho protetor =)

Fontes de pesquisa:
http://migre.me/61XKB
E claro, nosso amado Google (risos)

3 comentários:

  1. Ah que incrível história! *_* Vou gostar muito dessa nova tag ^^ adoro lendas e folclores de outras culturas [principalmente as orientas~] E isso é coisa que tenho desde criança :)

    Adorei Twin!

    http://diamondsforlittlethings.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari :) Eu sei tão pouco sobre a cultura oriental, que apoio essa nova coluna do blog.
    O mais interessante é que além de vc ter colocado a história, vc tbm colocou os significados.
    E tudo muito bem explicado.

    Vou ficar curiosa sobre o próximo assunto.

    Bjs ;)

    ResponderExcluir