Total de visualizações de página

15 agosto 2011

Cinderela chinesa

Olá gente, hoje farei mais uma recomendação de um livro que li. Esse é um dos meus favoritos, e foi um livro que minha tia descobriu por acaso numa prateleira da bibilhoteca. Livros como esse, sobre o qual vou falar, têm a tendência de serem esquecidos em algum canto e nunca serem lidos, mas é sempre bom quando achamos-nos e damos uma boa lida. Espero que vocês gostem da recomendação. 
                                   
Essa foi uma das histórias reais mais bonitas que  já li ou ouvi. A autora (e própria protagonista da trama) começa apresentando uma origem desconhecida da história cinderela, que remete a um antigo conto chinês.

A partir dele, Adeline começa o relato dos sofrimentos de sua vida.

Adeline ou Yen Jun-ling (seu verdadeiro nome) era a quinta filha do pai empresário com a mãe, de cuja  morte precoce após seu parto sempre foi considerada culpada pelos irmãos.

Então surge a madrasta, uma madame francesa com quem o pai de Adeline tem mais dois filhos. A madrasta, com trejeitos típicos de uma história de cinderela, mima com exageros os próprios filhos e, com regras rígidas e injustas, maltrata à Adeline e seus irmãos, que também passam a ser ignorados pelo pai.

É de dar pena as privações e humilhações pelas quais passa a menina e a angústia que demonstra no livro, narrado em primeira pessoa, pelo amor e o reconhecimento do pai.

A leitura desse livro mostra o quão diferentes são os valores orientais. Ao invés de retratar sua real situação aos colegas e professores em busca de ajuda, Adeline mente que possui pais carinhosos que a amam muito e se envergonha sempre que alguém descobre sua real situação.

Uma das partes mais tristes do livro é quando, ao ser mandada pela madrasta para um internato, Yen descobre que o pai sequer se lembra de seu verdadeiro nome.

Esse é um daqueles livros "tapa na cara" que, após a leitura, faz repensar os problemas que temos e a maneira com que os encaramos. Com certeza faz pensar duas vezes antes de reclamar de alguma situação ou se fazer de vítima, pois se aprende muito com a determinação de Adeline.(Na realidade, descobri que a maioria dos livros chineses são assim)

8 comentários:

  1. Oi Mary!
    Hey, esse pareceu ser um livro bem interessante mesmo...um conto baseado em Cinderela mas bem diferente ao mesmo tempo.

    Olha logo postarei no blog uma matéria sobre Jigouko Shoujo...é uma história interessante embora fique repetitiva ao longo dos capítulos..o que vale mesmo é a presença da Enma Ai. Olha eu acho que não é Doll não...é uma garota mesmo mas a foto foi caprichada com efeitos de Photoshop que deram um acabamento irreal.
    bjs!

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mais um livro que vai pra lista de "vou ler".
    Qdo li a sinopse, eu lembre um pouco de Jane Eyre. A história dela não exatamente como a de Adeline, mas tbm envolve dramas familiares. A temática tbm é forte. Ela era bastante maltratada.

    Eu tenho vontade de conhecer um pouco mais os livros de cultura oriental. Acho que não li nenhum.
    Mas estou aqui com uma livro que retrata bastante a cultura japonesa. Acho que esse vc vai gostar. Tvz tenha até lido!
    Mas é surpresa. Qdo eu postar a resenha (e acho que vai demorar por causa da faculdade), você confere lá no blog. :D

    Mas o livro está aqui, só esperando eu pegar pra ler! Comprei semana passada. :)

    Sobre o comentário lá no blog:

    O filme é legal. E o hamster é uma graça, viu só? =)
    "Se beber não case" tbm é divertido. Acho que vc vai gostar. ;)

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari (:
    adorei a indicação do livro, deve ser mesmo uma leitura fantástica. vou colocá-lo na minha lista, rs!
    um beijo,
    Ellen.

    http://pontadeimpacto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Serio que nem se lembrava do nome dela? Uau... Choquei!
    Esse livro vai com certeza para minha lista, gosto muito desse estilo, que nos fazem refletir.
    Com certeza vou colocá-lo na minha lista...
    Valeu pela indicação.

    BJ Mari!

    Amigas Entre Livros...

    ResponderExcluir
  5. Agora a Ellen Ribeiro faz parte do 'TheDopeShow' *--* Aguardo a sua visitinha.

    Apenas mais um jovem botando para fora tudo o que pensa e sente; Cada frase demonstra algum tipo de sentimento.
    .
    http://my-rusted-horses.blogspot.com/
    .
    Um Grande Abraço
    .
    ' The Dope Show '

    ResponderExcluir
  6. Mais um livro que vai pra lista "vou ler" [2] xD

    E mais um livro pra outra lista "pegar emprestado da Twin"

    Realmente, parece ser uma daquelas histórias reais, tristes, mas com uma grande carga de determinação, força e superação. Fiquei super curiosa para ler!

    Parabéns pelo blog Twin!!!! A cada dia mais e mais visitas e seguidores, fico muito feliz por isso! Valeu a minha insistência pra te fazer criar um blog hein? :D

    Te amo muito muito muito!!!!

    http://diamondsforlittlethings.blogspot.com/ fique de olho que logo logo tem postagem nova no Little Diamonds ok? :*

    ResponderExcluir
  7. Parece bem interessante mesmo! Livros orientais sempre me agradam pela sua beleza, seja atraves das lendas antigas ou de historias fortes como essa! Ótima recomendação! <3

    Bjão e boa semana!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Mary!
    Monster é uma obra única! Vale muito á pena! Eu recomendo que veja o anime porque tanto o mangá quanto o anime são iguais (o anime tem um pouco mais de encheção de linguiça mas dá pra ageutnar de boa). Sem falar que ver o Johann animado é tudo! *.*
    bjs
    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir