Total de visualizações de página

02 dezembro 2012

Rise of the guardians (origem dos guardiões)

Pra quem me conhece, sabe que eu estava esperando pra ver esse filme desde Julho, quando uma das minhas amigas me disse que o filme da Dream Works esse ano com certeza bateria "Brave" da Pixar (todo os filmes dessas duas vertentes de animações são minhas maiores alegrias). Bom... eu não assisti Brave ainda, mas vai ser dificil qualquer filme bater a felicidade que me deu assistir Rise of the Guardians a... bem 30 minutos atrás... kkkk acabei de sair do cinema.
O post vai ter spoilers, então pare por aqui se você ainda não assistiu e... bom, vá assistir se puder.
(The big four all together. Sandman, the tooth fairy, santa... and the easter kangoroo)

Eu vou começar dizendo que tenho todas as falas dos dois primeiros trailers lançados decoradas... Meus arrepios cada vez que eu assistia já estavam arrancando fora a minha pele. E com certeza o filme atingiu todas as minhas espectativas. Uma pena que não pude assistir em inglês, mas a dublagem em português para animações no Brasil é muito bem feita, então não fica a desejar.


(As long as they believe in us, we will guard them with our lives)

Achei muito bonita essa coisa de "enquanto uma criança acreditar em nós, nos estaremos aqui". Cara, eu tenho 19 anos de idade, e, é claro, quando a gente cresce fica complicado dizer que acredita em seres fantásticos. 
Calma gente eu não estou dizendo que acredito em fadas e em contos que se criam pra deixar tudo mais feliz. Eu digo que acredito no poder que a imaginação pode ter em uma criança, que faz dela especial. Mas porque paramos de acreditar depois disso? Eu fico muito triste de ver que minha prima de 11 anos já fala que papai noel não existe... e pior, ela ainda faz piadinhas sobre o tio barrigudo que se veste no natal. Cara... é triste isso.

Quando nós acreditamos apaixonadamente em algo, nós encontramos tudo aquilo que o "papai noel" diz no filme que os guardiões trazem: Esperança, felicidade, alegria e encanto. E é por isso que eu acredito na essência desses personagens.

(we bring wonder, and hope. We bring joy and dreams)

Sobre os personagens, são maravilhosos. Eu nunca tinha visto papai noel tão carismático quanto esse. E a ideia da lista de Levados e Bonzinhos tatuadas nos braços... que pós moderno isso!
Nós no Brasil não temos uma crença muito forte na Fada dos dentes, mas eu achei ela uma gracinha, deu até vontade de passar fio-dental quando vi ela admirada com os dentinhos perfeitos das crianças.
Sobre o coelho da páscoa... cara, quem é que teve a ideia de fazer ele ranzinza desse jeito? Me fala quem foi que eu quero dar um beijo nessa pessoa. E achei muito bonita a parte em que ele fala que "a páscoa significa renovação, esperança." 

E porque falar depois do Sandman? É porque no Brasil, não são muitos que conhecem essa lenda. Aquele que vem à noite e joga areia nos olhos para que possamos dormir bem e ter bons sonhos (alguns dizem que é por isso que temos remela de manhã... mas esse é um lado meio obscuro da lenda não? kkkk). Mas sim, temos um correspondente vindo do folclore de nossas raízes portuguesas. Um mito chamado João pestana.

De qualquer forma, esse carinha aqui foi tudo de bom. Quem ia esperar que um silencioso e tímido personagem fosse se desenvolver de uma maneira tão grandiosa? Bom ... Eu kkkkk
Eu realmente esperava que os poderes do Sandman superassem as espectativas porque ele é representante dos sonhos, e não existe nada mais forte pra uma criança do que os sonhos que elas tem. Eles são a base pra que se acredite em todos os demais, eles nos levam a um plano (que muitos gostam de chamar de "irreal" mas eu acho essa definição meio forte demais, e triste também) em que é possível acreditar até mesmo nas coisas mais surreais.
E o fim do filme mostrou isso muito bem.
(Remind me not to get on your bad side)

E por fim, o Jack Frost. 
Eu podia passar horas falando do quanto eu me apaixonei pelo personagem, mas como sei que tem gente que não gosta desse tipo de coisa, vou guardar esses comentários pros malucos que me tem no facebook.

Nós não temos no Brasil um personagem que se assemelhe ao Jack Frost... Eu mesma não fazia ideia de quem era ele até ser lançado o segundo trailer do filme. Engraçado, porque é justamente essa a grande problemática do filme. Ninguém acredita no Jack Frost, porque ninguém sabe quem é ele.
E porque não temos esse personagem no Brasil? Ahn... porque no Brasil não neva?

Piadinhas a parte, ele é um daqueles personagens carismáticos (a boa aparência e o jeitinho de moleque espevitado dele contribuem muito pra isso, vamos confessar) que trazem o melhor de si no decorrer do filme. Bom, é um personagem clichê, vamos confessar, mas é simplesmente algo adorável ver como ele se importa com todos ao redor. E confessemos, clichê é bom, senão não tinha virado clichê.

O cerne dele ser a diversão foi o ápice do filme pra mim, eu simplesmente não conseguia parar de chorar na hora em que ele descobriu (precisei de uma amiga me dizer se controla... eu sou o tipo de pessoa que gosta de reagir ao filme... por isso cinema pra mim é só de vez em quando kkkk)

Eu diria, quem não gostaria de ter um amigo como Jack Frost? Ele me lembra aquele tipo de pessoa ou amigo que na hora do aperto finge que ta tudo bem... e no fim das contas consegue te fazer acreditar que está tudo realmente bem e superar as situações mais difíceis  (o tenso é que, gente que nem o Jack, termina que nem o Jack... mas isso fica a interpretação de quem viu o filme)




Chegamos então ao Pitch(Breu) ou... como conhecemos, o bixo papão , o vilão.
Bom gente, eu de cara gostei muito dele pela sobriedade que passou no trailer. E no filme também, é realmente muito carismático. Achei muito bonitas as batalhas o jeito com que ele se move como um bom vilão infantil (vou dizer mais uma vez, clichê, e mais uma vez... clichê é bom). Mas eu senti um pouco de falta dessa seriedade que um vilão respeitável como ele devia ter... e... uma confissão: Fiquei com muita pena dele no final do filme, fazer o quê?


A Dream Works só deu uma pequena... grande mancada. Lançar o filme perto demais da estréia de Amanhecer... aqui na minha cidade os horários de exibição de Rise of the Guardians foram deixados meio de lado para prestigiar o outro filme. (eu não vou me demorar dizendo o quanto isso me revolta. Mas sim, me revolta).
(Edward who?)--Sorry I couldn't avoid this...

Tem mais uma coisa. Pra quem acha que papai noel, coelhinho da pascoa e os demais são personagens altamente comerciais... sim, eles são. Hoje em dia (e desde que eu nasci eu nunca vivi uma época diferente) o capitalismo rege a maioria das coisas que vivemos (senão tudo, mas se a gente acreditar nisso, enlouquecemos, né) mas cabe as pessoas darem uma segunda olhada. Existe uma magia boa guardada atrás disso. 

Bom pessoal, é isso!
Eu espero que, quem teve paciência de ler até o fim, tenha curtido o que eu disse... ou não né.... na realidade é importante que tenham curtido o filme.

(Eu sou meio suspeita pra falar, afinal eu adoro literatura infanto-juvenil e um dia gostaria de escrever algo que trouxesse tanta esperança para as crianças que crescem tão rápido. Ah! E eu ponho a culpa nas pessoas que inventaram a tal "síndrome de peter pan". Amadurecer não significa deixar de acreditar, por isso temos sempre gente ao nosso redor que sempre estão tão frustradas. Elas não tem paixões nas quais acreditem, e é sempre muito dificil aceitar que alguém é capaz de viver de uma maneira diferente. E a existência dessas pessoas, eu culpo as que vieram antes delas, e destruíram o que elas tinham.)

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Alicia e tenho 14 anos, vim parar na sua pagina sem querer,fiquei enteresada, li tudo e concordo com oque você disse... sobre os personagens, sobre tudo. Eu acho que quando crescer, tiver a sua idade, com certeza serei muito infantil para algumas coisas. De verdade acredito em todos eles, deuses grego e romanos (Gosto de Percy Jackson) e em Bruxos (Harry Potter tb), mesmo não podendo vê-los, acredito... E quero continuar acreditando... Não ligo para se me chamarem de infantil, quando precisar eu sei ser madura. Um dia um funcionário da minha escola com quem eu conversava, me disse que eu era a aluna mais madura que ele conheceu na escola, acho e espero que ele tenha falado a verdade. Obrigada pela atenção. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Alice, tudo bom??
      Eu dico feliz que você tenha feito esse desabafo aqui e é assim mesmo, nós temos que falar do que nos faz feliz =)
      Ótimo que aos 14 anos você pense assim! Um abraço e desculpa a demora pra responder!

      Excluir
    2. To bem sim e você?
      hahaha Tb acho que temos que falar o que nos deixa feliz =D Beijos, Tudo bem..

      Excluir
  3. Meu nome é Natalicia tenho 23 anos, assisti o filme 'Rise of the Guardians' e procurava mais informações sobre os livros já que minha cidade tem carência de livrarias e acabei cheguando nessa pagina por acaso, cara estou completamente encantada com suas palavras que resumiram bem meu sentimento depois de conhecer essa historia através do filme e gostaria muito de ler os livros da serie Os Guardiões da Infância

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalicia! Que bom que você curtiu o post!
      Os livros estão disponiveis em sites como o Submarino e a Saraiva.
      Até agora foram lançados no Brasil o Nicolau São Norte, o do Homem da Lua e o do Coelinho da páscoa! São muito bons, vale a pena sim.
      Um abraço!

      Excluir